Recuperar Bomtempo

O projeto RECUPERAR BOMTEMPO consiste no trabalho abrangente de recuperação, transcrição, edição crítica e divulgação da obra musical integral de João Domingos Bomtempo (1775-1842), notável pianista e compositor português e figura importante da música erudita europeia do séc. XIX.

Apesar de seu valor histórico e artístico, a maioria das composições de Bomtempo permanece inexplorada e pouco acessível, limitando o reconhecimento e a apreciação de sua obra entre músicos, investigadores e o público em geral, tanto em Portugal como no estrangeiro. Com o projeto RECUPERAR BOMTEMPO a Ekletica propõe-se a preencher esta lacuna, oferecendo acesso universal a esse importante património musical português, criando condições para a sua interpretação, estudo e fruição. O projeto visa ainda ações de valorização de João Domingos Bomtempo, projetando e promovendo o seu legado no panorama cultural nacional e internacional, ampliando a visibilidade e o impacto da música portuguesa.

A primeira fase do projeto consistiu no tratamento do repertório sinfónico e de música de câmara do compositor, ficando as obras transcritas e editadas disponíveis para aquisição direta no site da Ekletica. Posteriormente, o projeto pretende expandir-se para alcançar outro repertórios e facetas da obra de Bomtempo.

PARCERIAS E APOIO INSTITUCIONAL


O projeto RECUPERAR BOMTEMPO conta com o apoio da Biblioteca Nacional de Portugal, Direção Regional de Cultura do Norte, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Rádio Antena 2, Universidade Católica do Porto e Orquestra da Costa Atlântica, sendo financiado pela Direção Geral das Artes. Com essa rede de apoio, a EKLETICA reforça seu compromisso com a difusão e valorização da cultura musical portuguesa, dando um passo decisivo para a preservação de um legado essencial da nossa história artística.